segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Bruna Vieira usa YouTube para apresentar 'feminismo às mais novas' Em Depois dos quinze, ela critica padrões de beleza: 'Peso o quanto quiser'. Ela lucra em média US$ 10 mil por mês com publicidade e views no canal.

22/06/2015 07h30 - Atualizado em 22/06/2015 07h54

Bruna Vieira usa YouTube para apresentar 'feminismo às mais novas'

Em Depois dos quinze, ela critica padrões de beleza: 'Peso o quanto quiser'.
Ela lucra em média US$ 10 mil por mês com publicidade e views no canal.

Letícia MendesDo G1, em São Paulo
A mineira Bruna Vieira, de 21 anos, pode ser considerada veterana das youtubers. Aos 14, começou a escrever o blog Depois dos Quinze, com mais de 60 mil acessos diários. Dois anos depois, decidiu fazer vídeos também para desafiar a timidez. Assista ao vídeo acima.
Hoje, tem mais de 500 mil inscritos no seu canal e lucra em média US$ 10 mil por mês com publicidade e visualizações. "É incrível que eu possa ganhar esse dinheiro com a minha criatividade", diz ao G1.
Há três anos, ela tem uma empresa que a ajuda a negociar contratos: "Não tem um valor fixo na verdade. No Natal, por exemplo, tem mais campanhas."
Elas se posicionam em frente a uma câmera, mas vão na contramão das centenas de vlogs dedicados apenas à maquiagem e à moda. Além de ganhar fama, essas youtubers mobilizam na web discussões sobre o feminismo. Leia o especial.
A youtuber Bruna Vieira (Foto: Divulgação)
Bruna mora em São Paulo desde os 17 anos e adiou a faculdade para conseguir se dedicar integralmente ao Depois dos Quinze. Também foi contratada pela editora Gutenberg: lançou quatro livros. "Agora estou aproveitando oportunidades, mas talvez ano que vem ou no próximo eu estude Cinema, Jornalismo ou Publicidade. Ainda estou escolhendo", conta.
Ao contrário da Jout Jout, que fez sucesso quase instantâneo, Bruna viu seu canal crescendo aos poucos. Nele, ela dá conselhos para um público adolescente, "90% feminino".
"A relação com os meus fãs é de amizade. Se encontro na rua, é como se estivesse encontrando uma amiga, que sabe tudo da minha vida", diz. "Falo das minhas experiências naturalmente. A ideia é que a menina assista e sinta que está conversando com uma amiga."
A youtuber Bruna Vieira, do canal Depois dos quinze (Foto: Divulgação)A youtuber Bruna Vieira, do canal Depois dos quinze (Foto: Divulgação)
Trabalho de madrugada
Bruna diz que o processo de gravação é muito simples. "Normalmente eu ligo a câmera no meu quarto, gravo, e edito também. Trabalho de madrugada. Quase sempre começo a gravar umas 23h porque é mais silencioso, não tem barulho de carro. Como eu uso iluminação artificial é tranquilo."
A youtuber Bruna Vieira, do canal Depois dos quinze (Foto: Divulgação)A youtuber Bruna Vieira, do canal Depois dos quinze
(Foto: Divulgação)
Ela diz que considera alguns vídeos do começo do canal bem bobinhos, mas deixa online para que as pessoas acompanhem sua evolução. "Quando mudei para SP, gravei um falando como era morar aqui e eu tinha uma visão muito fantasiosa. Achava tudo em SP muito diferente. Não sou mais assim", afirma.
Dicas de fotos e apps
Seus vídeos sobre "dicas para tirar fotos boas" e "quais aplicativos de fotos usar" foram os que mais fizeram sucesso.
Fã das youtubers Flavia Calina e Taciele Alcolea, Bruna diz que seu diferencial é "falar de feminismo para as meninas mais novas". "Elas não têm muita noção do que é. Por isso eu sempre tento inserir a pauta feminista no conteúdo que eu já faço."
"Tipo criticar padrões de beleza, que é um assunto que eu acho importante. Há uma cobrança muito grande. Dizem: 'Bruna, você tem que emagrecer'. 'Eu tenho que pesar o quanto eu quiser. O importante é estar saudável', digo para elas. Passo uma mensagem positiva e de aceitação para as meninas que querem usar biquíni, mas tem vergonha do corpo."
Como seu público é mais jovem, falar sobre sexo também é algo especial. Um de seus vídeos mais vistos fala sobre "a primeira vez". "É tabu porque as meninas não devem ter alguém para falar sobre isso em casa. Quando você não passou por aquilo, a coisa parece um monstro, parece que vai dar tudo errado. 'Me apaixonei pelo meu melhor amigo e agora?'. Conto o que passei e elas sentem que sou alguém que tem um pouquinho mais de experiência que elas."
123
 
COMENTÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário